Instituto de Apoio ás Nossas Terras e Tradições

Quem Somos


“É tarefa fundamental do Estado proteger e valorizar o património cultural do povo português” *

Sendo o Estado o resultado da união de um território e uma nação, preservar e divulgar as nossas terras e as nossas tradições, são obrigações de todos os Portugueses (estejam ou não em Portugal) e de todos os que estão em Portugal (sejam ou não Portugueses).

Por isso, o IANTT – Instituto de Apoio às Nossas Terras e Tradições é uma associação que conta com a participação activa de todos, Portugueses ou não, em Portugal ou na Diáspora, no cumprimento deste princípio fundamental da constituição Portuguesa.


A Nossa Visão

O IANTT pretende construir o maior Arquivo Digital de informação cultural de Portugal e dos Portugueses e divulgá-lo de forma gratuita a todos os que estejam interessados em conhecê-la.

Fazendo-o, criaremos um suporte de documentação do Passado e do Presente onde se poderão procurar respostas às questões “quem somos?” e “de onde viemos?”, mas também “para onde vamos?”.

Lutaremos, pela sua divulgação, contra o esquecimento de lugares e de pessoas ameaçadas pelo tempo e pelas necessidades de evolução, atrairemos novas gentes e novas oportunidades, impedindo o desaparecimento de terras e a extinção de tradições.

Cremos que bebendo da “Fonte da Experiência” dos mais velhos e, com vontade popular e empenhada, poderemos contribuir para uma melhor vida das gerações vindouras e para a construção de uma comunidade com valores de respeito pela dignidade humana.

Assim, além de proteger e valorizar o património cultural do Povo Português, o IANTT acredita que contribui de forma relevante em outros três princípios fundamentais previstos na Constituição, ou seja, os de:

- assegurar o ensino e a valorização permanente;

- promover o desenvolvimento harmonioso de todo o território nacional; e

- construir uma sociedade livre, justa e solidária.


Artº 9º da Constituição da Républica